Quem me acompanha mais de perto sabe que sou averso às atividades prontas, sem contextualização, sem "ganchos", "amarras"... No entanto, não sou hipócrita, nem tão "maluco" para não acreditar que os vários métodos e as diferentes Escolas Pedagógicas tenham seu valor e lugar na Educação.
Esse ano, estou com uma turma muito heterogênea, com dificuldades primitivas relacionadas à alfabetização, ao SEA (Sistema de Escrita Alfabética), enquanto outros alunos (poucos) já leem de forma convencional, mas, também, possuem muitas dificuldades relacionadas à sistematização de conceitos e habilidades básicas dos processos de leitura e escrita.
Por essas peculiaridades da turma e por estar sempre envolvido em intervenções diárias com os grupos - REAGRUPAMENTOS - (Pré-silábicos, Silábicos, Alfabéticos e Alfabetizados), sinto que, em alguns momentos, um grupo ou outro (ou alunos individualmente) requer minha atenção por um tempo maior, enquanto os demais ficam ociosos, pois não possuem autonomia, ainda, para realizarem, sozinhos, atividades que exijam conceitos e habilidades mais elaborados.
Assim, resolvi montar um caderno de atividades bem pontuais, que não necessitem de uma intervenção constante, pois são bem objetivas, ENCONTRADAS NA INTERNET, pesquisas do google. Esses cadernos serão entregues aos alunos (por grupos/níveis psicogenéticos), para que realizem atividades relacionadas às suas dificuldades pontuais (alfabeto, letra inicial, sílabas, sequência numérica...), em alguns momentos das aulas em que eu estarei com intervenções específicas com os demais. Mas não vejam as atividades como um "tapa buraco", pois elas fazem parte de uma estratégia, resultante de uma reflexão do trabalho, da prática e, mesmo em seus formatos tradicionais e sem muita elaboração, farei as devidas intervenções (claro que sem muita ludicidade, confesso).
Espero que essa estratégia me auxilie (e a vocês também) nesse incansável trabalho de "avançar" os alunos para os próximos níveis.
OBS.: Todas essas atividades serão impressas, enumeradas, encadernadas e entregues aos alunos, para unificar o trabalho. No dia, os alunos dos grupos selecionados receberão os cadernos e farão as mesmas atividades (esse é o objetivo de enumerar as páginas).
OBS2.: Algumas atividades precisam fazer alguns ajustes (se o professor for mais detalhista), como margens, tirar sobras, colocar dentro de uma caixa de texto..., pois eu não tive tempo de fazer essa formatação (Por isso, geralmente, gosto de eu mesmo produzir as atividades, mas o tempo não me permitiu). Vocês poderão, ainda utilizar apenas aquelas que considerarem "úteis", não necessariamente como pensadas: um caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!