Olá, colegas professores!
Com o Dia das Crianças se aproximando, é comum os professores começarem o movimento e a preocupação sobre o que fazer/presentear para os alunos.
Pensando em algo inovador (porque, geralmente, recebem doces, materiais escolares e/ou brinquedos industrializados, comprados pelos professores), bem como no baixo custo, uma vez que NÃO SOMOS RICOS, pensei nessa proposta que unirá o útil ao agradável. Sugeri na minha escola e houve adesão total. Esse ano, toda a escola entregará brinquedos produzidos com sucata e/ou materiais recicláveis.
Os materiais necessários podem ser solicitados aos próprios alunos, como, também, alguns, a escola poderá adquirir com a verba oficial, recebida do governo, ou com aquela criada pela própria escola (bazar, almoços, festivais...).
Para a produção, fica a critério de cada grupo: os professores poderão produzir com seus alunos (mas aí não será surpresa para eles, ou os professores produzem em mutirão, durante as coordenações e entregam dentro de saquinhos. Na minha escola, faremos em mutirão, entre os professores.
Essa ideia, com certeza, os alunos gostarão muito, porque os brinquedos lhes serão muito úteis.
Espero que gostem e que façam muito sucesso.
PETECA
Para o preenchimento (passos 5, 6, 7), utilizei uma folha de papel toalha, dobrada várias vezes, até ficar um pequeno paralelepípedo. Mas também podem usar jornais, revistas
JOGO DA VELHA
Eu optei por fazer esse com os círculos e quadrados, com X, no EVA (emborrachado). Mas a criatividade é quem manda.
AVIÃO
Podem ser feitos com palitos e prendedores coloridos, ou na cor natural (madeira). Para colorir, caso já não os comprem coloridos, é só fervê-los no papel crepom, ou deixá-los de molho no crepom com álcool, ou, ainda, pintarem com tinta guache. Essas são as opções que considero mais baratas, mas podem utilizar quaisquer outras técnicas e tintas.
BILBOQUÊ
Variações
Materiais necessários:
- 2 garrafas PET (do tamanho que preferir)
- Tesoura
- Estilete
- Bolinhas de gude
- Grampeador
- Fita durex colorida.
Corte o bocal de uma das garrafas. Na outra garrafa, corte exatamente abaixo da parte lisa, onde não se tem relevo, como na foto abaixo.
Coloque o bocal cortado dentro da parte de baixo da garrafa. Grampeie para fixar bem.
Coloque as bolinhas de gude dentro.
Encaixe a outra parte, que foi cortada antes, em cima da primeira. Passe a fita adesiva colorida, para fixar melhor, que também servirá como enfeite.
Está pronto seu bilboquê de garrafas PET! Agora é só se divertir, mas tem um detalhe: ele é bem barulhento...
Outro modelo bem simples de fazer e com outra utilidade.