Às vezes, na visualização das atividades, aparecem desconfiguradas, mas quando baixarem/imprimirem, elas sairão com a formatação correta.
Hoje vamos trabalhar com a cantiga/poema A MENTIRA DA BARATA, como forma de propiciar o INICIAR, APROFUNDAR ou CONSOLIDAR de habilidades voltadas à compreensão de alguns aspectos da língua, tais como aglutinação, segmentação, letras inicial e final, formação de sílabas...
Cada professor poderá organizar sua aula da melhor forma possível, pensando nas características de sua turma, os objetivos a serem alcançados, os materiais disponíveis e o tempo hábil, mas vou sugerir uma sequência de procedimentos. Vamos lá?
1- Levar para a sala um cartaz com a música e cantá-la com os alunos que, provavelmente, já conhecem-na (o cartaz será usado nesse primeiro momento, mas só poderá ser exposto na sala ao fim de todas as atividades, pois os alunos serão conduzidos a recontar a cantiga após terem realizado todas as atividades).
2- Fazer uma análise geral da cantiga/poema: título, estrofes, versos, rimas, as mentiras da barata, as verdades do texto, quantidade de palavras em cada verso...
3- Dividir a turma em grupos de acordo com os níveis psicogenéticos (pré-silábicos, silábicos, alfabéticos e alfabetizados).
4- Os grupos de alunos pré-silábicos deverão receber alfabetos móveis. Os alunos silábicos e alfabéticos, devem estar munidos de sílabas móveis.
5- Desenvolver as atividades em cada grupo, de acordo com a indicação no topo das mesmas.
OBS.1 Com os alunos alfabetizados (dependendo dos alunos, também podem ser com os alfabéticos), trabalharei muito com a escrita no quadro, pois eles precisam desenvolver habilidades próprias da escrita e ganhar autonomia e agilidade nesse processo. Então, sugiro que o poema seja escrito no caderno.
OBS.2 Os demais alunos (pré-silábicos a alfabéticos) poderão receber cópias do poema para trabalharem no mesmo.
OBS.3 É interessante, antes de qualquer atividade no grupo, solicitar que os alunos pré-silábicos montem o alfabeto nas mesas (com o alfabeto móvel) e o recitem.