Essa é uma proposta de atividades para a semana da páscoa, fugindo do tradicional COELHINHO DA PÁSCOA.
Ao final, colocarei algumas sugestões de lembrancinhas, vídeos, leituras, sobre o tema.
Para ter acesso à história em SLIDES, basta clicar no link azul com o próprio nome do livro.
Procedimentos:
1º MOMENTO:
* Apresentar para as crianças a história A ABELHA CHOCOLATEIRA, em slides, proporcionando um momento diferenciado de leitura.
* Após essa primeira leitura, fazer alguns questionamentos aos alunos (interpretação oral):
- Qual é o título dessa história?
- O que significa a expressão CHOCOLATEIRA?
- Que tipo (gênero) de texto é esse? Um poema? Um conto de fadas? Uma notícia? Uma fábula?
- Quais as características desse texto que nos provam ser ele UMA FÁBULA? Fábulas são textos em que as personagens são animais com características humanas: falam, têm emoções e sentimentos, pensam... Ao final, a fábula nos dá uma lição, um ensinamento, chamado MORAL.
- Quais são as personagens dessa história?- Quem é a personagem principal?
- O que é um personagem principal? É a figura (pessoa, animal...) mais importante da história. Tudo acontece em torno dela, por causa dela.
- Anita era uma abelha operária. O que isso significa? Aquele que exerce um trabalho, geralmente, manual, mecânico e tem um chefe que lhe dá as ordens.
- Na colmeia, como operária, o que Anita tinha que fazer? Ela conseguia?
- Qual sua opinião sobre os motivos da dificuldade de Anita?
- Anita produzia um mel diferente. Diga as características desse "mel". Escuro, estranho, doce, diferente.
- De quem foi a ideia de expulsar Anita da colmeia?
- Alguém sabe explicar o que são os zangões? Abelhas machos, maiores que as operárias, que não produzem mel. A função deles é ser o pai das abelhas filhotes.
- Quem defendeu Anita? Por quê?
- Quem descobriu o que Anita produzia?
- Por que a rainha duvidou que Anita Produzia chocolate?
- Qual foi a grande ideia da abelha Beatriz? Essa ideia deu certo?
- Vocês acreditam que depois disso Anita foi respeitada pelas outras abelhas? Por quê?
- O que vocês acham do comportamento das abelhas ao descobrirem que Anita não produzia mel?
- Todo mundo precisa ser igual? Saber fazer a mesma coisa?
- E qual deve ser nosso comportamento quando alguém é diferente ou não consegue fazer as mesmas coisas que nós?
2º MOMENTO:
* Cada aluno recebe a história, texto narrativo, para explorá-lo.
* O professor promove as estratégias de leitura: coletiva, individual, em dupla, cada aluno por parágrafo, meninas, meninos. Inclusive os alunos que não sabem ler ainda.
* Após as leituras, seguem-se os seguintes comando:
- Circular o título.
- Pintar de amarelo o nome da autora.
- Pintar de verde o nome da personagem principal (o professor pode intervir, coletivamente, para descobrir a grafia do nome ANITA)
- Pintar de azul os nomes das demais personagens: Rainha, menino, Beatriz, zangões, colegas...
- Pintar de vermelho claro a fala da personagem MENINO.
- Pintar de rosa/lilás/laranja a moral da história.
* O professor pode solicitar que os alunos façam o registro no caderno, do que foi feito:
- Título:
- Nome da autora:
- Personagem principal:
- Personagens secundárias:
- Fala do menino:
- Moral da história:
3º MOMENTO:
* Dividir os grupos: Alfabetizados, Alfabéticos/Silábicos e Pré-silábicos.
* Grupo 1: Alfabetizados.
- Explorar a ideia das dezenas de milhar.
- Cruzadinha dos derivados de árvores do pomar (laranja-laranjeira; manga-mangueira...).
- Identificar os parágrafos do texto: circular de vermelho a primeira palavra e, de verde, a última. Pode-se fazer chaves - { - na frente dos parágrafos para enumerá-los.
- Caça-palavras dos substantivos coletivos (colmeia...). Para meus alunos, não utilizarei a nomenclatura substantivo coletivo, mas em anos/séries mais avançados, pode ser usada.
- Retirar de uma relação, apenas palavras escritas com letras mudas, como em NÉCTAR.
- Ordenar os fatos/acontecimentos da história.
- Identificar os atores das falas do texto e conversar sobre o que determina, na narrativa, que uma personagem está falando.
- Identificar como é chamado aquele que conta a história.
- Fazer o reconto.
* Grupo 2: Alfabéticos e Silábicos (Envolver, sempre, as sílabas móveis)
- O professor pede para os alunos formarem algumas palavras com as sílabas móveis (ANITA, BEATRIZ, CHOCOLATE, MENINO, ZANGÃO, MEL), fazendo as intervenções, até a escrita correta.
- Solicitar que identifiquem essas palavras no texto e as destaquem (pintar, sublinhar, enquadrar, circular...).
- Cruzadinha dos nomes de árvores do pomar (descobrir os nomes escritos em sílabas). Há um erro nessa atividade, mas já está disponível a retificação da mesma, na postagem: RETIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DO GRUPO 2
- Caça-palavras silábico de animais encontrados no jardim (Primeiro, formar os nomes com as sílabas móveis).
- Segmentar palavras em frases com hipossegmentação (palavras juntas: Eraumavez).
- Identificar nomes de figuras relativas ao texto, escrevendo seus nomes, a partir da letra inicial.
* Grupo 3: Pré-silábicos (Sempre partir das letras móveis)
- Identificar as letras inicial, final e quantidade de letras de alguns nomes relacionados ao texto (Abelha, chocolate, menino, zangão, árvore, fábrica).
- Formar esses nomes com as letras móveis e registrar no caderno.
- Identificar nomes de figuras relativas ao texto.
4º MOMENTO:
* No coletivo, apresentar cartaz com a ordem dos acontecimentos da história, tal qual trabalhado no GRUPO 1.
5º MOMENTO:
* Para fechar finalizar, fazer brigadeiro de colher com as crianças (ou levar pronto) e produzir a lembrancinha de páscoa (ou levar pronta).
* Nesse momento, não trabalharei o gênero textual RECEITA, mas farei a leitura da mesma, com os alunos, para identificarem os ingredientes e os passos a seguir para fazer o brigadeiro.
* Para aproximar a receita do texto trabalhado, pode-se acrescentar, junto com o creme de leite, 1 COLHER DE MEL
ATIVIDADES GRUPO 1
ATIVIDADES GRUPO 2
ATIVIDADES GRUPO 3
RECEITA
Modelo de potinhos de sopinha para a lembrancinha
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