quarta-feira, 5 de abril de 2017

Sequência de Atividades: Situações Matemáticas envolvendo dinheiro

Essa atividade foi pensada para trabalhar conceitos como:

Sequência numérica;
Adição;
Subtração;
Multiplicação;
Divisão;
Conservação;
Composição;
Decomposição;
Etc.
OBS.: Trabalharemos com o dinheiro, mas a (s) aula (s) não é (são) sobre o Sistema Monetário Brasileiro (SMB), apenas o tem como base para o trabalho. No entanto, para começar, teremos uma conversa sobre o dinheiro. Mas, caso seja da necessidade de vocês, podem aprofundar o tema e trabalhar o SMB, pois o material apresentado é suficiente para isso.

As atividades propostas foram pensadas para os meus alunos que estão no 2º Ano do Ensino Fundamental de 09 Anos, mas são facilmente adaptáveis a outros níveis.
A minha preocupação, aqui, é mais com a problematização das atividades, que deverão ser feitas, integralmente, professor x aluno; com o professor fazendo as intervenções, questionamentos e mostrando possíveis caminhos para se encontrar as respostas, sem nunca entregá-las prontas. Será um trabalho voltado à oralidade e à manipulação, com registros ao fim de cada etapa. 
Como estou com uma necessidade de contagem, trabalharei, apenas com os valores inteiros, não trabalharei com os centavos.
Apesar de não estar em circulação, utilizarei a cédula de 1 real, no lugar da moeda.
Os professores com turmas abaixo, ou acima, devem fazer adaptações, ou não, dependendo do nível dos alunos da sua turma.
As etapas das atividades, colocarei em tópicos para facilitar a visualização dos procedimentos.
As cédulas para impressão podem ser encontradas aqui no blog, na proposta As quatro operações



VÍDEO 1

VÍDEO 2


Esse texto é uma adaptação da produção de uma turma, encontrada no Portal do Professor








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...