domingo, 16 de abril de 2017

CIDADANIA E ALFABETIZAÇÃO: Direitos e Deveres

Professores, aqui no DF, acabamos de sair de um movimento de greve e eu não poderia retornar para a sala de aula como se nada tivesse acontecido.
Assim, planejei algumas ações para trabalhar o tema CIDADANIA com as crianças, para falarmos de DIREITOS, DEVERES, LEIS...
Vou aproveitar a ocasião para conversarmos sobre a GREVE, um direito dos trabalhadores. Falaremos também sobre os nossos DEPUTADOS, nosso GOVERNADOR e a função de cada um deles no exercício da CIDADANIA.
Nesse momento, instigarei os alunos a descobrirem O QUE QUEREM SER QUANDO CRESCER e como eles querem ser tratados enquanto profissionais.
Também tentarei levá-los a entender que existem diversas maneiras de cobrar, reivindicar direitos e cobrar dos responsáveis que assumam suas responsabilidades, obrigações.
Não consigo definir a duração das atividades: um dia, dois, uma semana...

1º Passo:

Roda de conversa sobre a greve:


1- Vocês sabem o que é greve? "Cessação temporária e coletiva de quaisquer atividades, remuneradas ou não, em protesto contra determinado ato ou situação".
2- O que vocês ouviram falar sobre a greve dos professores?
3- Assistiram algum noticiário falando sobre o tema? O que se lembram?
4- Os pais de vocês reclamaram, apoiaram?
5- E vocês, o que pensam sobre a greve dos professores?
6 - Alguém gostou? Por quê?
7- Quem não gostou? Qual o motivo?

2º Passo:

1- Levar para a sala de aula, recortes de noticiários de revistas e/ou jornais, sobre o movimento de greve dos professores.
2- Orientar os alunos a destacarem (pintando, circulando, sublinhando...) AS MANCHETES ou títulos das reportagens.
3- Conversar sobre essas reportagens:
* Será que elas estão falando a verdade?
* É possível que os jornais, as redes de televisões podem mudar a verdadeira história de um acontecimento? Se for possível, porque fazem isso?
* Nessas reportagens, o governo/governador falou alguma coisa contra ou a favor?
* É mais fácil acreditar no que os jornais e televisões falam, ou acreditar no que as pessoas "comuns" falam?
3- Recolher e guardar as manchetes/títulos para uma exposição após as ações que seguirão.

3º Passo:

Assistir ao vídeo O MUNDO MÁGICO DA CIDADANIA.

*Conversar sobre alguns aspectos do vídeo:

1- O que é cidadania?
2- Quando é que exercemos nossa cidadania?
3- O que são direitos (o que é nosso, não pode ser negado) e deveres (obrigação)?
3- Existe algum lugar que fala sobre os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros? (Apresentar a Constituição Federal e falar um pouco sobre seus principais capítulos e artigos).
4- Quais são nossos principais direitos? E os deveres?
5- O governo dá alguma coisa de graça para nós?
6- O que o governo tem a obrigação de nos oferecer? (Escolas, hospitais, praças, parques, trabalho e salários dignos, transporte público... DE QUALIDADE).
7- Vocês acham que o nosso governo está oferecendo isso para todo mundo?
8- O que é tributo, imposto? Taxas, valores que pagamos sempre que utilizamos ou compramos alguma coisa. Tudo o que compramos ou utilizamos como serviços pagos (água, luz, telefone...), uma parte vai para o governo; isso é imposto.
9- O governante pode usar o dinheiro como ele quiser? Qual a maneira certa a fazer? Consultar o povo e planejar.



4º Passo:


1- Realizar atividades produzidas.
2- PARA CASA:
*Cada aluno deverá trazer para a próxima aula duas imagens que representem direitos (Estudar, ser atendido no hospital, alimentação...) e duas imagens representando deveres (Economizar água, ser educado - por favor, com licença... - respeitar os outros...)




5º Passo: 

1- Com as imagens trazidas pelos alunos, fazer um cartaz para ser exposto em mural esterno da sala de aula, no seguinte modelo:

MODELO DE CARTAZ A SER FEITO COM IMAGENS QUE OS ALUNOS LEVARÃO



2- Entregar para os alunos mini-cartazes sobre cidadania na escola e nos banheiros, para enfeitarem (pintando cada ação, colocando flores, sol, nuvem, coração... dar um aspecto infantil aos cartazes).


CARTAZ PARA SER COLADO EM ESPAÇOS DA ESCOLA



CARTAZ PARA SER COLADO NO BANHEIRO

3- Após estarem prontos, os alunos deverão entregar aos diretores, pedir para plastificar e espalhar pela escola, com a identificação da turma.



6º Passo:

1- Ouvir a música O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?
2- Conversar com os alunos sobre as profissões. Identificar aquelas que são conhecidas pelos alunos e apresentar-lhes aquelas que não são conhecidas (SUGIRO QUE DEEM UMA OLHADA NOS LIVROS DIDÁTICOS, INCLUSIVE NO QUE DIZ RESPEITO À CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES)
3- Na possibilidade, levem os alunos para a sala de vídeo, ou levem um computador para a sala, ou pesquisem imagens de revistas e outros fontes, sobre profissões para mostrar aos alunos.
4- Entregar uma folha para cada aluno desenhar a profissão que querem ser quando crescer..
5- Pedir aos alunos que digam quais são os direitos dos trabalhadores, que eles gostarão que sejam respeitados quando estiverem trabalhando. O professor escreve esses direitos no quadro para fazer um cartaz com os desenhos do que eles querem ser e os direitos escritos.
6- Realizar atividades xerocopiadas. ESSAS ATIVIDADES ENCONTREI NA INTERNET, POIS ESTOU SEM TEMPO DE PRODUZIR OUTRAS.


7º Passo:

1- Ouvir a história O REI QUE APRENDEU A GOVERNAR.
2- Conversar sobre a história e enfatizar que a situação do povo só mudou porque resolveram PROTESTAR, reclamar seus direitos.
3- Fazer um levantamento com os alunos do que eles gostariam que melhorasse na escola. Os meus alunos destacaram os seguintes pontos:

*Queremos menos biscoito com leite, no lanche;
*Aumentar a frequência do lanche GALINHADA E BANANA;
*Colocar uma cortina nas janelas da sala porque a claridade atrapalha-os de copiar as atividades do quadro (o quadro é de vidro);
*Queremos utilizar o parquinho que está interditado;
*Pintar o interior da sala, pois as paredes estão muito sujas.

4- Organizar uma MANIFESTAÇÃO com os alunos, na escola, com apitos, cartazes, objetos sonoros, "caras pintadas" e GRITO DE GUERRA. Nosso grito de guerra foi o seguinte:


*COMO É QUE É, 2º "D"?
  CIDADANIA É UM DEVER.

  OH DIRETORA, CADÊ VOCÊ?
  NOSSOS DIREITOS, QUEREMOS TER.

 PARQUINHO SIM, BISCOITO NÃO.
 EU SOU CRIANÇA, MAS CIDADÃO.

5- Fazer a manifestação, andando pela escola, até chegar na DIRETORIA, onde alguns alunos entrarão para conversar com as diretoras e entregar as reivindicações. O outro grupo ficará do lado de fora, aguardando a resposta.
6- Fazer um cartaz, dividido: de um lado escrever O QUE DIZEM sobre a greve (Colar as manchetes das notícias dos jornais, utilizadas na primeira aula)... Do outro lado: O QUE PENSAMOS SOBRE A GREVE... (escrever o pensamento que a turma formalizou a respeito desse movimento).
7- Fazer um cartaz com o título CIDADANIA(utilizando a marca dos pés dos alunos, pintados em tinta guache, para fazer as bordas) e escrever/colar desenhos e/ou imagens sobre tudo o que os alunos aprenderam sobre o tema.


HISTÓRIA: O REI QUE APRENDEU A GOVERNAR (Escrita e narrada por DÁRIO REIS)


As imagens utilizadas foram todas tiradas da internet.

TEXTO: O REI QUE APRENDEU A GOVERNAR


CASO QUEIRAM UTILIZAR, AQUI ESTÃO AS IMAGENS ACIMA (Todas retiradas do google):















Os créditos do vídeo estão no próprio vídeo. Só acrescentei algumas legendas e símbolos gráficos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...