quarta-feira, 23 de agosto de 2017

LETRAMENTO MATEMÁTICO: O GRÁFICO E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Como estão amig@s?

Hoje, quero compartilhar com vocês uma aula que considerei bem proveitosa, tanto do ponto de vista das aprendizagens, quanto da ludicidade. 
Como motivador da aula, utilizei o tema Cantigas de Roda, que já estávamos trabalhando em sala, tanto com TEXTOS, como com VÍDEOS e aproveitei para inserir o GRÁFICO, fazendo uma ligação da Língua Portuguesa com a Matemática, promovendo, assim, o Letramento Matemático. 
O GRÁFICO é um dos recursos para se trabalhar um dos cinco EIXOS do ensino da Matemática, O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (NÚMEROS E OPERAÇÕES, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO). Ressalta-se que as habilidades envolvendo esses cinco eixos são requisitos cobrados na PROVINHA BRASIL, no caso do 2º Ano.
Abaixo, relatarei como a aula aconteceu e, ao final, disponibilizarei o material necessário para o desenvolvimento da mesma, bem como fotos de momentos da aula.


PASSO A PASSO:

1- Em aulas anteriores, já havíamos conversado sobre as CANTIGAS DE RODA, o FOLCLORE BRASILEIRO e a importância dessas cantigas para a composição da cultura popular. 
Na aula em questão, iniciamos ouvindo as cinco cantigas que fariam parte da nossa pesquisa (CIRANDA, CIRANDINHA; PEIXE VIVO; MARCHA SOLDADO; BORBOLETINHA e A CANOA VIROU).

2- Em seguida, fomos brincar de roda com duas das cantigas: A CANOA VIROU e PEIXE VIVO (foi um momento bem divertido).

3- Expliquei às crianças que faríamos uma pesquisa com os FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA, sobre qual das cinco cantigas seria a sua preferida; então, expliquei como fariam a pesquisa e a forma de registro. Formei duplas e entreguei a cada dupla uma tabela contendo os nomes das cantigas, com quadradinhos na frente para marcarem um (X) quando determinada cantiga fosse a escolhida. Cada dupla ficou responsável por alguma dependência da escola (salas de aula, sala dos servidores, sala dos professores, diretoria, secretaria, biblioteca, portaria, cantina, etc.). Dadas as instruções, os alunos foram liberados para o "campo" e eu - O/A PROFESSOR/A - fiquei no pátio para dar o suporte necessário, caso não encontrassem as pessoas, ou se confundissem quanto à leitura, etc. 

4- Voltamos à sala e fomos contabilizar os resultados no quadro. Cada dupla informou a quantidade de votos obtida por cada cantiga de roda, até chegarmos no resultado final.

5- Chegou a hora de trabalharmos com as informações, no gráfico. Expliquei aos alunos que são vários OS TIPOS DE GRÁFICOS, mas que utilizaríamos apenas o GRÁFICO DE COLUNAS (Confeccionei o gráfico anteriormente, deixando apenas as colunas para serem montadas com os alunos, a partir dos resultados). Com o gráfico à mostra, conversamos sobre as partes que podem compor um gráfico como aquele: TÍTULO, EIXOS VERTICAL E HORIZONTAL [os dados (votos)  e as categorias (nomes das cantigas)], LEGENDA.

6- Mostrei a LEGENDA para as crianças, explicando que cada cor estava correspondendo a uma cantiga. Em seguida, coloquei os retângulos coloridos sobre uma mesa, cada um valendo 1 voto. Então, chamei cada criança para ir ao monte e pegar a cor e quantidade correspondente a cada cantiga, de acordo com o resultado de sua pesquisa. A cada retângulo colorido/voto colado no gráfico, íamos conversando e fazendo as devidas interpretações (parcialmente, qual cantiga estava vencendo, aquela que estava com menos voto, se havia empate, quantos votos determinada cantiga precisaria para ficar em primeiro lugar, etc.). Interessante que, mesmo sabendo qual seria o resultado, pois já havíamos feito a apuração, os alunos começaram a "torcer" por sua cantiga preferida e vibravam a cada voto.

7- Terminada a construção das colunas, com os resultados obtidos, fizemos uma atividade de interpretação, cujas questões escrevi no quadro para que eles as registrassem em seus cadernos.

8- Das atividades de registro, a mais interessante foi O DESENHO DO GRÁFICO, pois os alunos mostraram ter compreendido bem a construção e utilizaram suas estratégias a partir do gráfico exposto.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...