quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO

FELIZ ANO NOVO


Mais um ano se vai, e aqui estamos: novos sonhos, novos projetos, novas promessas, vontades renovadas. O ano passou, mas e nós? Não passamos; estamos aqui, aguardando o novo.
Neste último momento, fizemos um balanço do que foi projetado na passagem do ano passado para este que se finda? Não? É assim que somos. Ano passa, ano vem, mas nós ainda não aprendemos a conviver com isso e vivemos como se o ano fosse novo, mas, para a grande maioria de nós, o ano continua velho.
Que tal mudar isso para o próximo ano? Ele já está às portas, faltam poucas horas, mas ainda há tempo de iniciarmos um verdadeiro Ano Novo.
Quais são os novos sonhos? Ainda são sonhos velhos? Não importa; mudemos então as metas para que esses sonhos velhos nos tragam conquistas novas para esse novo ano.
E as promessas? Quais são? Um emprego novo? Um corte de cabelo arrojado? Emagrecer? Engordar? Uma nova língua? Um namorado? Um filho? São tantas as promessas que prometemos a nós mesmos, porém não renovamos a fé, não começamos a “andar”, não nos mexemos, não queremos sacrificar.
Então, comece lendo os classificados de jornais no primeiro dia do ano ou inscreva-se numa agência de emprego para cumprir sua promessa de um novo emprego; não tenha medo, vá ao cabeleireiro, experimente aquele corte inovador, seja fiel com você, cumpra essa promessa. Sacrifique-se, não com dietas loucas que te farão desistir em dias, mas entre numa academia, faça caminhadas, dance, não coma por ansiedade, suba escadas, ande de bicicleta; lembre-se: fé e obras são irmãs inseparáveis.
Mas não deixe para o segundo dia do ano, não espere a primeira segunda-feira, não deixe passar as comemorações inevitáveis com os amigos, pois as promessas feitas por você foram feitas a você e não aos amigos.
Por tudo isso, desejo que os sonhos velhos não morram. Que as promessas velhas permaneçam vívidas em sua memória. Por outro lado, desejo vontade nova, fé renovada, desejo que sejas fiel consigo mesmo. Torço por novas metas, projetos reais para alcançar o que ficou para trás, mas que ainda será novo para você.
Ótimo 2015 para você e toda sua família. Que o ano seja, de fato, novo e que o novo aconteça em sua vida, mas lembre-se: o novo jamais seria novo se não houvesse o velho em quem se espelhar, ou o inexistente, para se fazer história. Ah, e que Deus seja O CENTRO de toda a sua vida. FELIZ ANO NOVO.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA T/D

ORTOGRAFIA T/D

Essa postagem foge um pouco daquilo que proponho, pois as atividades constantes foram tiradas de sites e blogs na internet. Não gosto muito dessa ação, porém eu estava precisando delas e estava sem tempo para elaborar minhas próprias. Espero que sirvam para o trabalho de vocês em sala.

ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA P/B

ORTOGRAFIA P/B

Essa postagem foge um pouco daquilo que proponho, pois as atividades constantes foram tiradas de sites e blogs na internet. Não gosto muito dessa ação, porém eu estava precisando delas e estava sem tempo para elaborar minhas próprias. Espero que sirvam para o trabalho de vocês em sala.

ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA F/V

ORTOGRAFIA F/V

Essa postagem foge um pouco daquilo que proponho, pois as atividades constantes foram tiradas de sites e blogs na internet. Não gosto muito dessa ação, porém eu estava precisando delas e estava sem tempo para elaborar minhas próprias. Espero que sirvam para o trabalho de vocês em sala.

ATIVIDADES DE SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS E TEXTOS

SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS E TEXTOS

Essa postagem foge um pouco daquilo que proponho, pois as atividades constantes foram tiradas de sites e blogs na internet. Não gosto muito dessa ação, porém eu estava precisando delas e estava sem tempo para elaborar minhas próprias. Espero que sirvam para o trabalho de vocês em sala.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

"IMAGINE DIVIDIR O BRASIL E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE"

Não podia deixar de compartilhar essa vídeo com tão bela mensagem. Lindo texto. Ótima construção filosófico-literária. Refletir, contar história, saber posicionar-se sem ofender, ser verdadeiro ao passo que se é poético são características de quem tem inteligência, de quem pensa, de quem tem "boa" cultura. Parabéns NORDESTE e NORDESTINOS, dos quais EU FAÇO PARTE COM ORGULHO.

domingo, 26 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - O QUE TEMOS A VER COM ISSO?



ELEIÇÕES 2014 – O QUE TEMOS A VER COM ISSO?

Chegamos ao fim de mais um processo eleitoral no Brasil. Um período de muito desgaste, cansaço, de alianças feitas; outras, desfeitas. Tomamos partido, deixamo-nos ser convencidos, acreditamos em boatos, conhecemos verdades, nos indignamos, apoiamos, vibramos, torcemos, lutamos, militamos, enfim, politicamos. Mas o processo de escolha dos candidatos acabou. E agora, o que fazer?
É certo que alguns ficaram satisfeitos; outros, nem tanto. Nossos candidatos talvez ganharam, mas alguns perderam. Houve um erro? Injustiça? Não acredito nisso. Houve democracia. E Democracia, pelo que entendemos, sem muitas pesquisas ou estudos, na visão popular, é a vontade do povo, é o desejo da maioria. E o povo está errado? Não. As escolhas foram feitas a partir daquilo que já se conquistou, ou daquilo que, em parte, se perdeu. Prefiro acreditar que as escolhas são conscientes, são a partir dos anseios, das necessidades supridas ou das não supridas; e isso não é falta de consciência. É consciência pura.
E nós, como ficamos? Qual nosso papel? Qual nossa função? Vamos reclamar o tempo todo? Ficaremos na posição dos injustiçados? Assumiremos a posição dos radicais que nada fazem? Apontaremos erros? Buscaremos justificativas que possibilitem nosso “pedestal” de acusadores? Nos esquivaremos? Fugiremos à responsabilidade?
Precisamos assumir um posicionamento de alguém que sabe o que quer e luta pelo melhor. E isso, muitas vezes, é deixar o orgulho individual, ou partidário, e batalhar para contribuir positivamente para o bem comum a todos. Esse é o momento de unir nossos esforços para fazer desse período o melhor possível, no que depender de nós. Precisamos acreditar que dará certo, necessitamos ter esperança e vislumbrarmos um futuro de novas conquistas. No que for possível, façamos nossa parte. Teremos compromissos e responsabilidades individuais e coletivas dos quais não poderemos abrir mão. Não fujamos deles. Sejamos conscientes! Tornemo-nos cidadãos que já tenham alcançado a maturidade política necessária para fazer a diferença que, de fato, muda a realidade. Criticar e não agir positivamente é como a fé sem obras, morta em si mesma.

Por Dário Reis.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Leitura e interpretação textual

Olá amigos, aqui está mais uma postagem de LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. Este texto surgiu a partir de outra atividade realizada com os alunos com rendimento mais baixo (Alfabéticos e Alfabetizados 1), porém com a mesma temática. 
Aproveitei o momento, escrevi esse texto e elaborei uma atividade para os alunos mais avançados (A2, A3 e A4) com o mesmo tema, porém mais complexa.
Espero que aproveitem e que lhes seja útil em sala de aula.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O AMOR ACONTECEU

O AMOR ACONTECEU...

Deus é perfeito e sempre reserva o melhor para nós. Incansáveis, passamos grande parte da nossa vida em buscas que parecem não nos levar a lugar algum. Elas, por vezes, nos frustram, pois não conseguimos visualizar o objeto desejado, os caminhos parece tornarem-se mais longos, intermináveis. Buscamos tantas coisas, projetamos tantos sonhos: uma profissão de sucesso, uma carreira brilhante, uma formação que possibilite trilhar caminhos prósperos, elevação espiritual, corpo perfeito, saúde inabalável; são tantos os anseios.
É assim com o AMOR. Todos desejamos um amor que nos arrebate, que faça o coração bater descompassado, que nos deixe ofegantes pela simples lembrança do ser amado. O AMOR está entre nossas buscas mais constantes; é o bem maior que a maioria deseja.
Deus é o arquiteto dos sonhos. Ele é construtor de projetos perfeitos. Deus é o dono do AMOR. Por muito tempo pedimos, rabiscamos papéis, desenhamos SONHOS DE AMOR e entregamos a Ele. São desejos de um amor perfeito, de uma pessoa que nos entenda, da metade que nos tornará um inteiro, daquele (a) que estará conosco “até que a morte nos separe”. E Deus vê tudo, lê os pedidos, entende as entrelinhas, conhece os vazios, decifra as lágrimas que rolam, entende as loucuras cometidas durante as buscas, conhece as desilusões, os desencontros, as decepções e sara as feridas.
De repente, quando não nos lembramos mais dos pedidos, quando já estamos com o coração adormecido, o AMOR acontece. Deus chega e nos dá aquilo que tanto sonhamos, nos oferece um AMOR personificado em alguém que parece sair dos sonhos. É tudo muito perfeito. É presente de Deus.

Assim, a busca se acaba, o sonho torna-se realidade, a primavera surge com suas belas flores e inconfundível perfume, ouve-se o canto da melodia que todo ser enamorado conhece. O AMOR vem e fica. A gente sabe que é verdadeiro, sentimos que é real, acreditamos que não terá fim. Ficamos como bobos, pensamos no AMOR todo dia, o dia todo; gratos, agradecemos a Deus pelo presente recebido e, no ímpeto do sentimento que nos invade, suspiramos: OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR!


sábado, 11 de outubro de 2014

Filme: O Presente

Na vida, temos a oportunidade de construirmos nossa história, positiva ou negativamente. A vida é feita de escolhas: o bem ou o mal, a verdade ou a mentira, fazer o bem ou fazer o mal.
Esse filme nos dá a oportunidade de refletir sobre essas questões. Chega um momento da nossa vida que precisamos parar tudo, rever nossos erros e iniciarmos um novo projeto que nos tornará pessoas melhores.
Espero que assistam e e que gostem, tanto quanto eu gostei.

domingo, 5 de outubro de 2014

Eleições, Escolhas, Destino.



"Faça-se a Tua vontade..."

Escolher é um princípio divino concedido aos homens. Hoje estive na igreja e ouvi algo que me chamou a atenção, como tantas outras coisas que ouço e que me fazem refletir sobre aquilo que conhecemos, aquilo que defendemos e o que realmente a Bíblia diz.
Participamos, hoje (05/10/2014), de um ato importante para nosso país: as eleições para os representantes governamentais nas esferas Estaduais, Federal e Distrital. Em muitos corações havia o desejo, o anseio por escolhas que melhorassem a "cara" do nosso Brasil. E quantas vezes não oramos assim: "Deus, nessas eleições, faça-se a Tua vontade"? Não estou condenando, julgando ou dizendo que ao fazermos essa oração estamos errados, pois essa deve ser nossa oração; o próprio Jesus nos instruiu a fazê-la dessa forma.
No entanto, quando as decisões passam por nossas mãos, quando nós somos os atores dos acontecimentos Deus não interfere. Somos livres para escolhermos, somos livres para fazermos ou deixarmos de fazer. Temos compromissos e responsabilidades sociais, morais, culturais, históricas e políticas. Pedir a Deus para fazer a vontade d'Ele quando somos nós que vamos às urnas, me dá a sensação de que queremos transferir nossa responsabilidade, que não queremos assumir as consequências das nossas escolhas.
Deus faz aquilo que é de Sua alçada. Quando nós usamos nosso "dedo" para decidir, para escolher, Ele não interfere, não muda, não dá um jeitinho, pois Ele é Deus e não homem.
Portanto, queridos, Os governantes que teremos nesse próximo período (2015-2018) serão escolhidos por nós e não será a vontade de Deus se cumprindo, pelo contrário, será nossa vontade imperando. Não transfira sua responsabilidade e assuma as consequências de suas escolhas!

Por Dário Reis.

domingo, 7 de setembro de 2014

Situações-problema - Matemática, dezena, dúzia, multiplicação, divisão, adição, subtração.

Disponibilizo uma lista de problemas elaborado por mim para meus alunos. Tenho alunos que já estão na casa do milhar, porém preferi utilizar números menores para inserir os demais na atividade. 
No entanto, independente da composição dos números o que está em questão é o trabalho voltado ao raciocínio, interpretação, conceitos e ideias de multiplicação, divisão, dezena, dúzias, composição, comparação, transformação.
Espero que sejam úteis a todos e que tenham efeitos positivos em suas turmas.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rotina; Produção Textual; Oralidade.

Olá queridos!

Voltei com um tema muito importante: oralidade e produção textual.

Sei das dificuldades que temos para trabalhar de forma prazerosa e significativa as produções textuais com nossos alunos. Estamos acostumados às velhas práticas, aprendidas quando éramos alunos, e não conseguimos abandoná-las. 
É comum entregarmos aos nossos educandos imagens, figuras, sequências de acontecimentos em imagens para que eles criem um texto, inventem uma história. Aí fica complicado, porque todos se frustram: nós professores e os alunos, pois os textos precisam surgir de uma mágica, uma vez que nem nós sabemos qual o ponto de partida para essas produções.
Pensando assim, elaborei uma lista de atividades simples para serem trabalhadas diariamente em sala de aula e tentarmos mudar nossa postura. Espero que as sugestões sejam úteis e tenha bons resultados.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Encartes 3: Propagandas, Anúncios, Mercado.

Finalizando nossa sequência, montamos um mercadinho em sala para atividades eventuais. Ainda faltam etiquetas de preços, nome do mercado que já foi escolhido pela turma, mas ainda não tive tempo de confeccioná-lo e a relação dos produtos. No entanto, já fizemos algumas atividades tendo nosso mercadinho como modelo e elas têm sido bem produtivas.
Outra atividade que também fará parte da culminância é a elaboração de um encarte, por aluno, anunciando as ofertas do nosso mercado. AGUARDEM!





Encartes 2: Propagandas, Anúncios, Mercado

Aqui, mais fotos. Agora, sobre compras a partir dos produtos apresentados nos encartes. Nessas atividades utilizamos o "dinheirinho" e, também, introdução ao uso da calculadora.
























Encartes 1: Propaganda, anúncio, Mercado

Amigos, depois da sequência sobre encartes trabalhada com os alunos, vim trazer algumas fotos sobre nossos momentos. Espero que sirvam para lhes inspirar com o trabalho que farão em suas salas. Vejam também as outras fotos em outra postagem, pois lá mostrarei o produto da culminância.

Mural

Mural


Mural








sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Estágios do Desenvolvimento Humano segundo Piaget

Olá queridos!
Voltei com mais uma reflexão pertinente à nossa prática e ao conhecimento do mundo infantil para agirmos sobre ele. 
Na aula dessa semana, no PNAIC (31/07), discutimos um pouco sobre o que fazer, como fazer para introduzir, aprofundar, sistematizar conceitos sem interferir em processos naturais da criança em relação à aprendizagem, e também não permitir que elas fiquem "presas" em processos e estágios pelas quais já passaram e poderiam avançar. Como exemplo, surgiu a discussão sobre a necessidade do apoio dos jogos e do "concreto" em nossas aulas. Até quando meu aluno precisa, necessariamente, do apoio do jogo, do suporte concreto? Em que momento, em que etapa do ensino o professor já pode abrir mão de certos materiais e representações para levar o aluno à construção, a partir das abstrações?
Em meio às dúvidas e questionamentos compartilhei com os meus colegas os estudos do suíço Jean Piaget, trazendo-lhes à memória os estágios do desenvolvimento humano, que poderiam nos dar respostas sobre as muitas dúvidas que invadem nossas aulas em nossa prática diária.
Então resolvi fazer esta postagem para nos auxiliar e nos lembrar daquilo que já sabemos. Com isso, ficaremos mais tranquilos e conscientes do uso dos jogos e diversos materiais concretos, sem nos esquecermos de que a criança chega em um determinado estágio em que já é capaz de abstrair informações. 


OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO HUMANO DE ACORDO COM PIAGET

Piaget dedicou boa parte de seu tempo ao estudo sobre o desenvolvimento da cognição humana. Para elaborar a teoria observou seus próprios filhos e algumas crianças próximas de si. A partir dessas observações e de seus estudos e pesquisas, formulou a TEORIA COGNITIVA, segundo a qual o ser humano passa por quatro estágios de desenvolvimento: estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio operatório concreto (operações concretas) e estágio operatório formal (operações formais).

Período/Fase/Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) - Esse é o estágio dos sentidos, das ações. A inteligência da criança está centrada nos órgãos dos sentidos que darão a ela a capacidade de se relacionar com o mundo a sua volta. Aqui, a criança necessita de cor, barulho e movimento, presença do objeto/pessoa, pois sua percepção sensorial é colocada em questão. Ao longo do período, numa variação mês a mês, a criança aprimora e trabalha com reflexos, vai adquirindo consciência sobre objetos e pessoas, busca chamar a atenção das pessoas por meio do choro, gritos e "representações artísticas". Tudo precisa de uma explicação e ela torna-se egocêntrica; não aceita a ideia de dividir o que é seu, pois colocar-se no lugar do outro é uma tarefa impossível nesse período.

Período/Fase/Estágio Pré-Operatório (2 a 6/7 anos) - Ao chegar nessa fase a criança começa a construir conceitos e a pensar por meio deles, sem, no entanto, inicialmente, abstrai-los, sendo, por isso, conhecida como a fase das representações (pensar um objeto através de outro). Na fase inicial até meados do período a criança não compreende, pela abstração, as ideias da conservação, seriação, inclusão de classes, sendo, portanto, imprescindível, o uso do lúdico, do concreto, dos jogos para apoiar suas atividades e auxiliá-la na construção do pensamento; esse deve ser um trabalho constante. Outra característica dessa fase é que tudo precisa de uma explicação e a criança (até os 4 anos, com maior intensidade) torna-se egocêntrica; não aceita a ideia de dividir o que é seu, pois colocar-se no lugar do outro é uma tarefa impossível nesse período.

Período/Fase/Estágio Operatório-Concreto (6/7 a 11/12 anos) - Aqui, a criança começa o trabalho com operações lógicas, torna-se capaz de dividir, de pensar no outro e as relações mudam a seu favor. É capaz de resolver situações concretas, ainda que elas exijam um pensamento abstrato pouco formal. Nessa fase, a partir dos 8 anos, já podem ser oferecidos a essa criança desafios que exijam uma organização mental, no entanto, os desafios precisam fazer parte de algo já visto ou vivenciado por ela. O material concreto pode ir sendo tirado, gradualmente,  à medida que as crianças são encorajadas a resolver problemas por meio de processos mentais, porém, pensando no concreto, no real.

Período/Fase/Estágio Operatório-Formal ( a partir de 11/12 anos) - A partir desse ponto o concreto pode ser totalmente abandonado, pois a capacidade da abstração já finalizou-se e conceitos e ideias já foram conservados. Conceitos e ideias são formulados sem muita dificuldade e os pré-adolescentes já conseguem argumentar e defender pontos de vista. 



domingo, 27 de julho de 2014

Encartes na alfabetização - supermercados, farmácias/drogarias, lojas em geral

Encartes, propagandas e anúncios

Queridos, trouxe mais uma sequência para trabalharmos com nossos alunos.
Nos bimestres que estão por vir trabalharei os suportes e gêneros textuais, de forma geral, em um espaço de uma ou duas semanas. Sobrando tempo, escolherei os gêneros mais recorrentes para aprofundar com a turma.
Inicialmente, escolhi os encartes porque eles apresentam gêneros como propaganda e anúncios, ligados à informação, notícias e temas afins, uma vez que trabalhamos a Copa do Mundo (em forma de textos informativos/notícias) durante o período de sua realização.
Espero que as atividades sejam úteis para seus alunos e para seu trabalho.

Coloquei os vídeos e algumas imagens trabalhados com as crianças em sala.
















quarta-feira, 23 de julho de 2014

Educação Especial

Caros amigos.

Sei que somos carentes quando o assunto é Ensino Especial. Vou começar a postar algumas atividades voltadas para os alunos especiais.

Vou começar com essa atividade avaliativa. Nela, cobro o nome, alfabeto, órgão da face e algumas cores, pois foi o que trabalhei com minha aluna que tem essas necessidades de aprendizagem.

Aguardem novas postagens, pois estou concluindo um caderno para trabalhar com cada aluno: nome, família, gostos pessoais, alfabeto, números...



terça-feira, 22 de julho de 2014

Gráficos, tabelas e situações-problema

Queridos, aqui trago mais uma atividade para trabalhar gráficos, tabelas e situações-problema com os alunos.
O ideal é que as pesquisas que irão gerar o gráfico e a tabela sejam feitas com eles para que tenham uma visão desde o início sobre o trabalho com esses instrumentos. No entanto, como meu objetivo era revisar os conteúdos para a avaliação, e já não sobrava tempo, criei uma situação para gerar o gráfico, a tabela e os problemas.
Fiquem à vontade para adaptar à realidade de suas turmas.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Suportes e Gêneros Textuais

Essa atividade foi realizada pensando nos suportes e gêneros textuais. Como a Atividade avaliativa desse bimestre será baseada em um texto informativo, foquei o gênero "notícia".







Filme A Vida de David Gale

Bom dia amigos!

Ontem voltei a assistir a um filme que considero muito interessante pelo enredo apresentado e pelo desenvolver da trama.
Um filme que conta a história de ativistas contrários à pena de morte no Estado do Texas (EUA) e o fracasso de um renomado professor envolvido em escândalos e entregue ao alcoolismo.
Conta com o protagonismo dos atores Kevin Spacey e Kate Winslet.
Não encontrei o filme completo no youtube, mas deixo o trailer e um link para quem desejar comprá-lo.
Também deixo alguns vídeos relacionados ao tema. É bom se inteirar.
Assista! Você se surpreenderá.


Trailer


Comentários
1


2


3

domingo, 20 de julho de 2014

Mensagem Dia do Amigo Um dia especial

http://educacaoemproducao.blogspot.com.br/

20 de Julho - Dia do Amigo
Olá amigos! Hoje é um dia especial. O dia dos que amam sem cobrança, sem pretensões, sem culpa. Hoje é nosso dia, o Dia dos Amigos.
Agradeço a todos quanto se aproximaram de mim e fizeram-se inesquecíveis, insubstituíveis.
Meus amigos são a certeza de um lugar seguro para rir ou chorar e, por isso, me completam. 
Parabéns para nós!
Deixo um texto escrito para nós.


20 de Julho – Um dia “tão nosso”!
Ter amigos...

Ter amigos é como encontrar o oásis perdido em um grande deserto, quando o que se procurava era apenas sair do deserto.
Ter amigos é sentir o coração sorrir quando a mente se abre à lembrança daqueles a quem se ama.
Ter amigos é chorar quando o que se queria era tão somente sorrir, pois a muita felicidade, entre os amigos, confunde a expressão dos sentimentos.
Ter amigos é sorrir de deixar as “bochechas doídas”, os olhos lacrimejantes, a respiração ofegante, mesmo quando o motivo, entre as “pessoas comuns”, não mereça crises prazerosas de felicidade.
Ter amigos é saber que em algum lugar existe alguém que te ouve sem a pretensão de falar ao final, pois o amigo sabe que é de um ouvido sem boca que você precisa naquele momento.
Ter amigos é ouvir silenciosamente, com um orgulho desmedido, a “bronca’, ou o “sermão”, porque eles materializam o sentimento de pai que há dentro de todo amigo.
Ter amigos é não sentir-se culpado pelo telefonema não dado, pela visita que não aconteceu, pela distância que se agigantou, pois o amigo reconhece que esses “detalhes” não são a base do sentimento que os uniu.
Ter amigos é encontrar a completude em alguém que, talvez, não seja quem você esperava, mas que se torna o fim da busca que se almejava.
Ter amigo é a certeza de saber que na multidão você não é mais um, porque nos olhos do amigo sua singularidade jamais será confundida.
Feliz é quem encontra um amigo, pois pode rir ou chorar, estar distante ou de perto jamais sair, no entanto, no caminho, nunca dará passos sozinho, pois sempre terá alguém para o acompanhar.
Dário Reis

sábado, 19 de julho de 2014

Atividade avaliativa - Prova de Português (Leitura, Interpretação, Gramática, Ortografia, Produção)

http://educacaoemproducao.blogspot.com.br/

Queridos, como prometido, aqui está a atividade avaliativa de Língua Portuguesa - Provinha.

Esse instrumento de avaliação foi elaborado para uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental de 09 Anos, portanto, os demais professores, de 1º, 2º, 4º ou 5º, devem fazer as devidas alterações.

Espero que gostem.

A Copa do Mundo

Amigos leitores, visitantes, seguidores,

Estou adiantando o texto que escrevi para direcionar as atividades da Avaliação de Língua Portuguesa do 2º Bimestre. 

Como é um texto de minha autoria, está nos marcadores "Minhas Reflexões".

Quero ver se ainda hoje posto a atividade avaliativa completa. 

Leiam! Aguardem! Visitem! Dê sua opinião!


A Copa do Mundo do Brasil e seu Mascote


No dia 13 de julho de 2014 nos despedimos da Copa do Mundo no Brasil, que deixou muita saudade. A festa do futebol nos encantou, uniu pessoas, nos emocionou, causou tristezas, mas, também, muita alegria.
E o que falar do nosso mascote?
Fuleco, como ficou conhecido o mascote dessa copa, ganhou as ruas e os estádios e caiu na graça dos torcedores e comentaristas de todo o mundo.
O Mascote Fuleco representa um animal típico do nordeste brasileiro e que está ameaçado de extinção: o tatu-bola. Seu nome surgiu a partir da união de duas palavras ou termos (FUTEBOL+ECOLOGIA), para identificá-lo com o esporte mais conhecido e praticado do país, o futebol, e a riqueza de nossas matas/florestas com sua diversidade de vida animal.
Mascote é um animal, pessoa ou objeto que representa uma empresa, uma marca ou um evento. E o nosso Fuleco representou muito bem esse grande evento que foi a Copa do Mundo, nos enchendo de orgulho e nos fazendo conhecer o tatu-bola, animal encantador que corre o risco de desaparecer se a caça à sua espécie não for combatida.
Seja um defensor dos nossos animais e participe dessa guerra contra a extinção. Fale sobre eles com sua família, seus amigos, na escola, na igreja, por onde passar. Se nós não defendermos a natureza, um dia perderemos a beleza e a vida que ela produz. Sei que posso confiar no seu trabalho.
Dário Reis

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O SACO - Isabelle G. da Silva

Texto para leitura diária


O POTE DE MELADO - Mary França e Eliardo França

Texto para leitura diária

O PEGA-PEGA - Mary França e Eliardo França

Texto para leitura diária

O CACHORRO E O PATO - Yris Natália da S. Barros

Texto para leitura diária

CHUVA - Mary França e Eliardo França

Texto Para leitura em sala de aula

A MENINA E SEU PRIMEIRO POTE DE LEITE - Antônio E. B. Pereira

Texto para leitura em sala de aula

A GIRAFA E O MACACO - Elysbete F. Guimarães

Texto para leitura em sala de aula

A BOCA DO SAPO - Mary França e Eliardo França

Texto para leitura diária

VOCÊ TROCA? - Eva Furnari

Leitura diária

O Sapo - Adaptação de conto de Luiz da Câmara Cascudo

Leitura diária

O Rabo do Gato - Mary França e Eliardo França

Leitura diária em sala de aula

O JOGO E A BOLA - Mary França e Eliardo França

Leitura diária

DIA E NOITE - Mary França e Eliardo França

Texto para leitura diária em sala de aula

A SAPA SABOTA - Sérgio Caparelli

Mais um texto para leitura diária

A LUA E A BOLA - Alexandre Azevedo

Amigos, um texto para leitura diária.

Série A SELEÇÃO Kiera Cass - Kit Livros

Amigos, leitores, visitantes,

Aqui, deixo uma dica de ótima leitura para entretenimento. Para quem é professor, uma leitura para fugir da rotina de leituras "profissionais": Série de Livros A Seleção

A autora Kiera Cass escreveu uma série de 3 livros onde conta a história de amor permeada por fortes questões políticas. América, Maxon e Aspen são as personagens principais que prendem nossa atenção, aguçam nossa curiosidade do começo ao fim.

Não pensem que é mais um romance como os outros. A autora soube diferenciar sua obra com uma escrita simples, envolvente e cheia de mistérios para não deixar que os livros se tornassem em meros romances recheados de "melosidade.

Leiam! Vocês irão gostar.




quinta-feira, 17 de julho de 2014

Atividade avaliativa - Prova de Matemática (Números e Operações, Sequência numérica, Gráficos e tabelas, Situações-problema, Sistemas de Medida)

http://educacaoemproducao.blogspot.com.br/

Olá queridos!

Acabei de elaborar a atividade avaliativa de Matemática do 2º Bimestre (Prova de Matemática).
A proposta é para alunos do 3º Ano, mas cada um pode adaptar  à realidade de sua turma. Dependendo do nível dos alunos, poderá ser aplicada em um 2º Ano, como também em um 4º Ano.
Espero que gostem e que seja útil para vocês.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Atividades de Matemática - Ordem numérica, Pares e ímpares, Adição e Subtração

Estou postando duas atividades de matemática. Apesar de serem diferentes a proposta é a mesma. Uma atividade é para os alunos que ainda estão no nível das dezenas. A outra é para aqueles que já avançaram e conseguem trabalhar com as centenas e as unidades e dezenas de milhar.

Aproveitem!


Black - Uma história cativante para não esquecer

Queridos amigos,

A postagem que acabo de fazer é para mim muito especial. Apresento aos que não o conhecem e reapresento àqueles que já tiveram a felicidade de apreciá-lo, um filme maravilhoso com uma história que não podemos deixar de conhecer. 
Aqui, encontraremos a explosão de uma amizade improvável. Dois mundos desconhecidos e, talvez, desacreditados, mas que chocam e, inevitavelmente, se completam.

Uma história de superação, conquistas, fé. É impossível não se envolver. É inaceitável não se deixar transformar por um exemplo do que há de mais forte, sensível, inteligente, sublime e divino em um ser humano.

Vale a pena conhecer Michelle e Debraj e adentrar nesse mundo BLACK.

terça-feira, 15 de julho de 2014

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Videos da Sequência Didática Boneca de Lata

Boneca de Lata



Tumbalacatumba



Pai Abraão

Sequência didática Boneca de Lata

Amigos, estou postando uma sequência didática elaborada e aplicada nas turmas de 1º, 2º e 3º Anos. Foi uma atividade proposta pelo PNAIC deste ano/2014 e realizada num prazo de uma semana. Porém a execução fica a critério do professor e ao nível de cada turma.

Obs. As imagens contidas nas atividades foram tiradas do Google 1Google 2Google 3 e Google 4.

As músicas trabalhadas tem como autores (segundo pesquisa feita na internet) Bia Bedran e domínio público.

domingo, 13 de julho de 2014

Recomeçar - Carlos Drummond de Andrade

Recomeçar

Mude - Edson Marques

Mude

Portfólio

Portfólio Acadêmico

Caros leitores, decidi postar o registro que fiz no portfólio (ou porta-fólio, como preferirem) no curso PNAIC em 2013. 
Ressalto que naquele ano eu estava meio angustiado com algumas coisas que acontecem dentro das escolas, envolvendo toda a comunidade escolar, nas Secretarias de Educação, por fim, fatos originados por um sistema que acredito precisar de reformas urgentes; e a mudança começa por mim.
Vocês perceberão uma certa angústia, descrença e "desencanto". Mas isso passou.
Continuo acreditando que muita coisa precisa mudar: o governo precisa mudar a forma de ver e fazer educação, as estruturas de todo o sistema precisam ser pensadas e reformuladas, minha postura e prática enquanto professor precisa estar em constante reflexão, os níveis de conhecimento precisam ser aprimorados, os valores sociais precisam ser resgatados. Enfim, há muito que se melhorar.
O texto reflete essa minha angústia que estava mais aflorada naquele momento.

Para apreciação, deixo dois lindos vídeos contendo o que foi citado na mensagem: Carlos Drummond de Andrade e Edson Marques.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

"SOMOS SERES APAIXONÁVEIS"

Este Portfólio (porta-fólio) me trouxe uma pequena angústia. Desde o momento em que soube da responsabilidade de produzir algo sobre nossos encontros, e ao lembrar-me das melodias, poesias, belezas, dos encantos e artes nele contidos, obra de nossos professores artistas (aproveito e lhes parabenizo), pensei e questionei: meu Deus, o que escrever? Então, temi, e constatei que adormeci. Meu espírito poético, belo, criador, há algum tempo ausentou-se. Este fato é terrível. As produções literárias eram partes de mim. Fluíam naturalmente.
Nessas minhas divagações recorri a Carlos Drummond de Andrade: “somos seres apaixonáveis”; talvez, por isso, me faltem as palavras. Já não estou enamorado pela causa que um dia me apaixonei e não seria verdadeiro se expressasse alegria, contentamento, esperança, suspiros e amor.
Perdoem-me se demonstro pessimismo e se lhes canso com minhas palavras. Então, aproveito o momento para confessar que o curso PNAIC me leva à reflexão, faz-me repensar meu trabalho; acrescentou-me alguns conhecimentos teóricos, importantes para sustentar a prática. Ler, discutir, dialogar, trocar experiências, dividir experiências é algo produtivo que estou aproveitando. Estou adorando conviver com a Meyre Cardoso que, aliás, contam-nos os corredores, é a melhor orientadora do PNAIC; sorte nossa. Apesar de não estar apaixonado, meu coração bate mais forte quando me deparo com um autêntico alfabetizador e aqui, dentre outros, encontrei a professora Francimar; com isto, não nego o mérito dos outros.
Então, meus caros colegas, mais uma vez recorrerei a outro poeta (Edson Marques), pois como ele, também acredito que em algum momento da vida precisamos mudar. Sinto que este é o momento. Mude. 


Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...