domingo, 13 de julho de 2014

Portfólio

Portfólio Acadêmico

Caros leitores, decidi postar o registro que fiz no portfólio (ou porta-fólio, como preferirem) no curso PNAIC em 2013. 
Ressalto que naquele ano eu estava meio angustiado com algumas coisas que acontecem dentro das escolas, envolvendo toda a comunidade escolar, nas Secretarias de Educação, por fim, fatos originados por um sistema que acredito precisar de reformas urgentes; e a mudança começa por mim.
Vocês perceberão uma certa angústia, descrença e "desencanto". Mas isso passou.
Continuo acreditando que muita coisa precisa mudar: o governo precisa mudar a forma de ver e fazer educação, as estruturas de todo o sistema precisam ser pensadas e reformuladas, minha postura e prática enquanto professor precisa estar em constante reflexão, os níveis de conhecimento precisam ser aprimorados, os valores sociais precisam ser resgatados. Enfim, há muito que se melhorar.
O texto reflete essa minha angústia que estava mais aflorada naquele momento.

Para apreciação, deixo dois lindos vídeos contendo o que foi citado na mensagem: Carlos Drummond de Andrade e Edson Marques.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

"SOMOS SERES APAIXONÁVEIS"

Este Portfólio (porta-fólio) me trouxe uma pequena angústia. Desde o momento em que soube da responsabilidade de produzir algo sobre nossos encontros, e ao lembrar-me das melodias, poesias, belezas, dos encantos e artes nele contidos, obra de nossos professores artistas (aproveito e lhes parabenizo), pensei e questionei: meu Deus, o que escrever? Então, temi, e constatei que adormeci. Meu espírito poético, belo, criador, há algum tempo ausentou-se. Este fato é terrível. As produções literárias eram partes de mim. Fluíam naturalmente.
Nessas minhas divagações recorri a Carlos Drummond de Andrade: “somos seres apaixonáveis”; talvez, por isso, me faltem as palavras. Já não estou enamorado pela causa que um dia me apaixonei e não seria verdadeiro se expressasse alegria, contentamento, esperança, suspiros e amor.
Perdoem-me se demonstro pessimismo e se lhes canso com minhas palavras. Então, aproveito o momento para confessar que o curso PNAIC me leva à reflexão, faz-me repensar meu trabalho; acrescentou-me alguns conhecimentos teóricos, importantes para sustentar a prática. Ler, discutir, dialogar, trocar experiências, dividir experiências é algo produtivo que estou aproveitando. Estou adorando conviver com a Meyre Cardoso que, aliás, contam-nos os corredores, é a melhor orientadora do PNAIC; sorte nossa. Apesar de não estar apaixonado, meu coração bate mais forte quando me deparo com um autêntico alfabetizador e aqui, dentre outros, encontrei a professora Francimar; com isto, não nego o mérito dos outros.
Então, meus caros colegas, mais uma vez recorrerei a outro poeta (Edson Marques), pois como ele, também acredito que em algum momento da vida precisamos mudar. Sinto que este é o momento. Mude. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...