sexta-feira, 11 de julho de 2014

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA




  1. O que é Psicogênese? 
  2. Quem inventou, criou, pesquisou, institucionalizou a Psicogênese? 
  3. Como aplicar, realizar os testes? 
  4. Como interpretar, analisar, refletir e avaliar os resultados?
  5. O que vem a ser diagnóstico inicial?


      Essas e muitas outras são as indagações e os questionamentos que envolvem a tão famosa teoria de Emília Ferreiro em parceria com Ana Teberosky. 
     É muito cômodo considerar um tema "batido", óbvio demais para quem já trabalha dentro de seus parâmetros, já aplica e interpreta os resultados há um bom tempo e já tem certa experiência no ramo da alfabetização. Porém, torna-se algo assustador, um bicho de sete cabeças para quem está iniciando o trabalho com a alfabetização, os novos professores que saem das faculdades e chegam em nossas escolas para iniciar sua prática. 
      É pensando nisso que disponibilizo no blog arquivos a serem lidos, analisados e apreciados por todos quanto se interessarem pelo tema. O conteúdo é para os muito experientes e para quem almeja alcançá-la.
       Segue um texto encontrado na Revista Nova Escola.


Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização


Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. "A história da alfabetização pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro", diz a educadora Telma Weisz, que foi aluna da psicolinguista.
Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita. De maneira equivocada, muitos consideram o construtivismo um método.
Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento - daí a palavra construtivismo. A principal implicação dessa conclusão para a prática escolar é transferir o foco da escola - e da alfabetização em particular - do conteúdo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno. "Até então, os educadores só se preocupavam com a aprendizagem quando a criança parecia não aprender", diz Telma Weisz. "Emilia Ferreiro inverteu essa ótica com resultados surpreendentes." 
 princípio de que o processo de conhecimento por parte da criança deve ser gradual corresponde aos mecanismos deduzidos por Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo. É por utilizar esses esquemas internos, e não simplesmente repetir o que ouvem, que as crianças interpretam o ensino recebido. No caso da alfabetização isso implica uma transformação da escrita convencional dos adultos. Para o construtivismo, nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele "releu" o conteúdo aprendido. O que as crianças aprendem não coincide com aquilo que lhes foi ensinado.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml










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