domingo, 13 de julho de 2014

Mensagem de Reflexão Pátria Amada Brasil




Reflexão após a derrota da Seleção Brasileira de Futebol para a Seleção da Alemanha

A minha Pátria vale mais que uma partida de futebol e seu valor não se resume em 32 dias, muito menos em 29 ou 90 minutos. Minha frustração e profunda tristeza com as mazelas que assolam meu Brasil vão além do resultado de uma partida de futebol. 
Após um resultado negativo, como aconteceu com nossa seleção, a tristeza fica e a sensação de frustração nos acompanha por algum tempo, pois projetamos sonhos, traçamos objetivos e acreditamos que é possível ser feliz mesmo quando as coisas não vão bem. A vitória da seleção seria um alento em meio ao sofrimento. 

Há quem diga que o resultado será lembrado por gerações como uma vergonha na história do futebol brasileiro. Entretanto, temos a oportunidade de aprender com esse fato, refletir sobre muitas outras questões que envolvem nossa "Pátria Amada". 

É preciso nos indignar, chorar e sentir tristeza com o mesmo sentimento de vergonha, repúdio, raiva, decepção quando olhamos as ruas, lemos ou assistimos aos noticiários em que crianças aparecem abandonadas, sem esperança, com sonhos roubados. Ao nos depararmos com uma grande quantidade de jovens entregando sua vida às drogas e muitas famílias sendo destruídas por um fenômeno que dizem incontrolável; e pouco se faz para amenizar seus efeitos. É necessário chorar, lamentar, enfrentar, se mobilizar, buscar mudança, chamar a responsabilidade para si, "dar a cara a tapas", ao percebermos que pessoas enfrentam filas intermináveis em hospitais, morrem pedindo socorro e quase nada podemos fazer de imediato. É lamentável fazer parte de uma geração em que valores constituídos na família estão sendo esquecidos, substituídos por ações em que magistrados e tantos outros "entendidos especialistas" tiram dos pais o direito de educar seus próprios filhos. É muito triste e frustrante saber que nossos professores já não são vistos como "mestres", perdem seu lugar, são desvalorizados, espancados literalmente, oprimidos por uma sociedade que, há muito, perdeu sua própria identidade, bem como por um governo (e aqui não aponto uma pessoa ou partido, mas um sistema de governo que se instalou e corrói como traça, sufoca como erva daninha) demasiadamente insensível às reais necessidades de um povo que "jamais foge à luta". 

Realmente, sou incapaz de desfazer glórias, esquecer conquistas, negar o valor de tanta grandeza em 90 minutos ou 7 gols sofridos. Não consigo reduzir o valor dessa Pátria Amada, Idolatrada, muito menos substituir a frustração e a vergonha que sinto ao vê-la entregue ao abandono moral.
Como torcedor, apaixonado por futebol, sentindo o peso da "Amarelinha", orgulho das cinco estrelas, eu fico triste pelo episódio apresentado, mas agradecido pela construção de uma história vitoriosa ao longo de 100 anos, da qual muitos de nós participamos.
Como brasileiro, que não fujo à luta, jamais deixo de acreditar, torcedor VIP desse gigante que é minha Nação, eu choro, me decepciono, fico angustiado, tenho medo, me envergonho ao reconhecer as muitas injustiças, em seus mais variados aspectos, existentes em meu país que por gerações continuará sendo meu orgulho e minha maior aposta.
"... Dos filhos deste solo, és mãe gentil, Pátria Amada, Brasil". 

Por Dário Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão. Obrigado pela visita!
Vamos fazer Educação!

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...